domingo, 7 de setembro de 2014

DESFILE SETE DE SETEMBRO 2014

SEBASTIÃO GERALDO E ELOÍ CASTRO
PROF.ALAN  DA E.M.PADRE JOSÉ A.
COMISSÃO FRENTE 

PROF. SILVIELE    ALUNOS 
DESFILE INTEGRAÇÃO 1º E 2º ENDEREÇO E.E.JUVÊNCIO M.F. E E.M.PADRE J.A.






ALUNOS 1º E 2º ENDEREÇO E.E.J.
FANFARRA  COM ALUNOS DAS DUAS ESCOLAS

JUNTA DE PEQUENOS BOI



GRUPO TEATRAL DE UNAÍ
ESCOLA "D"ELISEU
PROF. ARLINDO SALATIEL.


Prof. joão ferreira ,sebastião e fanfarra 'D" eliseu

PROF. TAIS E ALUNOS 3ºANO B E 2ºANO EJA, NOTURNO.
ESCOLA DOM ELISEU NA AVENIDA









segunda-feira, 2 de junho de 2014

VISITA AO MUSEU DE UNAÍ - REM

1º ANO (A) REM, PROF: VANIA
FUNDOS DO MUSEU     DEBAIXO DO
Umbuzeiro ou Imbuzeiro - Spondias tuberosa, L., Anacardiaceae, árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura) de copa larga (até quinze metros de largura) originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por sombra e aconchego. Nos tempos do Brasil Colônia era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber" (embora haja a possibilidade de que seja, de fato, uma palavra de origem Kariri1 ). Dada a importância de suas raízes, foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha. Sua raiz conserva água e produz uma batata, que em época de grande estiagem, é utilizada como alimento. O Umbuzeiro vive mais ou menos 100 anos, e é um símbolo de resistência.
A partir de projetos de beneficiamento do umbu em mini-fábricas do sertão baiano, essa fruta passou a ter importância na geração de renda e organização das comunidades rurais daquela região 2
Suas folhas, de grande valor alimentício, com gosto "azedinho", também são usadas como alimento pelos seres humanos. O fruto do umbuzeiro é denominado umbu.
Fruto muito apreciado e consumido, tanto pelo homem como pela fauna, o umbu possui um caroço revestido por uma suculenta polpa e, na superfície, por uma película esverdeada, tendendo, à medida que amadurece, para a cor amarela. O umbu tem, em média, de três a quatro centímetros de diâmetro.

Muito rico em vitamina C e com característico sabor azedinho, o umbu, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geléias, doces e umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar, muito apreciada no nordeste.
O fruto - umbu ou imbu - é uma drupa, com diâmetro médio 3,0cm, peso entre 10-20 gramas, forma arredondada a ovalada, é constituído por casca (22%), polpa (68%) e caroço (10%). Sua polpa é quase aquosa quando madura. Semente arredondada a ovalada, peso de 1 a 2,0 gramas e 1,2 a 2,4cm de diâmetro, quando despolpada. O fruto é muito perecível.

100 gramas de polpa do fruto contém:

44 calorias 0,6 g de protéina
20 mg de cálcio 14 mg de fósforo
2 mg de ferro 30 mg de vitamina A
33 mg de vitamina C 0,04 mg de vitamina B1
O umbuzeiro perde totalmente as folhas durante a época seca e reveste-se de folhas após as primeiras chuvas. A floração, pode iniciar-se após as primeiras chuvas independentemente da planta estar ou não enfolhada; a abertura das flores dá-se entre 0 hora e quatro horas (com pico as 2 horas). 60 dias após a abertura da flor o fruto estará maduro. A frutificação inicia-se em período chuvoso e permanece por 60 dias. A sobrevivência do umbuzeiro, através de tantos períodos secos, deve-se à existência dos xilopódios que armazenam reservas que nutrem a planta em períodos críticos de água.
O umbuzeiro cresce em estado nativo, nas caatingas elevadas de ar seco, de dias ensolarados, e noites frescas. Requer clima quente, temperatura entre 12ºC e 38ºC, umidade relativa do ar entre 30% e 90%, insolação com 2.000-3.000 horas/luz/ano e 400mm a 800mm de chuva (entre novembro e fevereiro), podendo viver em locais com chuvas de 1.600 mm/ano. Vegeta bem em solos não úmidos, profundos, bem drenados, que podem ser arenosos e silico-argilosos. Evitar plantio em solos que estejam sujeitos ao encharcamento.
A propagação do umbuzeiro pode ser feita através da semente, de estacas de ramo ou de enxertia. Para a obtenção de pomares uniformes e com indivíduos com características de plantas com produção e qualidade do fruto sugere-se a obtenção via enxertia.
Produção de mudas via sementes: as sementes devem ser provenientes de frutos de plantas vigorosas, sadias e de boa produção; os caroços devem ser originários de frutos com casca lisa, forma arredondada e sadia. O caroço (semente) se possível despolpado, deve ter de 2,0 a 2,4cm de diâmetro; para quebrar a dormência da semente deve-se efetuar um corte em bisel na parte distal do caroço (oposta ao pedúnculo do fruto) para facilitar a emergência da plantinha. O recipiente a receber a semente pode ser saco de polietileno ou outro com dimensão de 40cm x 25cm, que possa receber 5kg de mistura de barro com esterco de curral curtido na proporção 3:1. Três a quatro caroços são colocados no recipiente a 3-4cm de profundidade; a germinação dá-se entre 12 e 90 dias (de ordinário em 40 dias), podendo-se obter até 70% de germinação. Efetuar desbaste com plantinhas com 5cm de altura. Muda apta ao campo com 25-30cm de altura.
Produção de mudas via estacas de ramos: estacas do interior da copa da planta, são colhidas entre os meses de maio e agosto; devem ter 3,5 de diâmetro e comprimento entre 25cm e 40cm. As estacas são postas a enraizar (brotar) em leitos de areia fina ou limo, enterradas em 2/3 do seu comprimento, em posição inclinada; a estaca também pode ser enterrada no local definitivo de plantio.

Produção de mudas via enxertia: método em experimentação/observação; trabalhos do IPA (Pernambuco) asseguram êxito no obtenção da muda por enxertia via método janela aberta; a EMBRAPA/CPATSA obteve 75% de "pega" em enxertos de garfos de umbuzeiro sobre cajazeira (Spondias lutea). Não há registros de frutificação/produção de frutos dos enxertos. 

MUSEU DE UNAÍ

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ESCOLA AGRICOLA E SEUS PARCEIROS NA AGROBRASILIA 2015

INDO NA AGROBRASILIA0 2015 VISITE NOSSO ESTANDE

 

 

 

 

 

          AGROBRASILIA 2014


A Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira - Escola Agrícola em parceria com a FACTU de Unaí participam da AGRO BRASÍLIA 2014     

  Uma parceria forte que vem crescendo há anos entre Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira Escola Agrícola de Unaí(Escola Agrícola) e a FACTU rendeu mais um fruto. Este ano o diretor da Escola Agrícola, Eloi Castro, o diretor geral da FACTU, Adalberto Lucas Capanema firmaram mais uma grande parceria, a participação na Agrobrasília 2014. Estas duas Instituições ganharam o espaço de 4000m² por um período de 5 anos,para demonstrar seus trabalhos para a sociedade.

A convite da Emater-DF e COOPA-DF as instituições estarão presentes na maior feira dos cerrados pelos próximos anos, levando informações a todos como alunos, ex-alunos, visitantes e parceiros.

Intensidade e foco são palavras que definem bem a Agrobrasília 2014. Foram cinco dias de movimentação intensa do público no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, com interesse direto de conhecer novas tecnologias e efetivar negócios. Segundo balanço parcial da organização, 95 mil pessoas visitou o evento.  Durante a feira aconteceram exposições de insumos, ovinos, empresas ligadas ao agronegócio, máquinas e equipamentos, gado leiteiro e de corte, praça pet, pecuária, veículos, equinos e muitos outros produtos e serviços alusivos a esse setor da economia.

O evento é uma vitrine das inovações tecnológicas utilizadas nas lavouras do Cerrado brasileiro.

Neste evento tivemos a oportunidade de levar 150 alunos da escola juntamente com professores, supervisor a orientadora e o vice-diretor da Escola.Os alunos que participaram foram alunos do segundo ano  que estão realizando o Pronatec e alunos do Reinventando o Ensino Médio.A coordenadora do pronatec acompanhou os alunos e a professora do do Reinventando o Ensino Médio também acompanhou os alunos.  Também participaram Alunos do terceiro ano e do Seqüencial Pós Médio.O interessante foi a integração dos alunos da escola com a faculdade e também a integração dos professores do Ensino Médio e Profissionalizante com as atividades de visitação nos stands das Empresas .participaram 15professores

Os alunos e professores tiveram a oportunidade de ver a mais alta tecnologia usada no campo, desde máquinas e implementos agrícolas, novas variedades de diversas culturas, enfim, novos insumos que resultam numa maior produtividade. Esta parceria entre as instituições de ensino eo produtor tem ajudado a desenvolver e implementar grande parte dessas tecnologias mais avançadas, que colocam o Brasil como um dos mais avançados do mundo no setor. Os resultados colhidos no dia-a-dia são frutos de anos de pesquisa, trabalho e superação.




Visita experimento EMATER-DF
 
Visita experimento EMATER-DF




Estande da ESCOLA na AGROBRASILIA


ALUNOS DA  JUVÊNCIO MARTINS  NA  AGROBRASILIA 2013


ÔNIBUS SEDIDO PELA EMATER DF.
ATIVIDADES EXTRA CLASSE NA AGROBRASILIA , UM GANHO PEDAGÓGICO PARA NOSSA ESCOLA(15,16/2013)
SAIDA DA ESCOLA P/ AGROBRASILIA


ALUNOS JUVÊNCIO



ALUNO MÓISES
ALUNOS JUVÊNCIO

ESTANDE DA COOPACRED-UNAÍ


PROF(a) JULIENE PORTO


ALUNOS JUVÊNCIO

PORTARIA AGROBRASILIA

PREMIAÇÃO  COM ALMOÇO P/AS ALUNAS MAIDA(2° B) E LORANY( 3°B)( PROJETO TODOS CONTRA DENGUE)

ALUNOS DA JUVÊNCIO
www.agencia.cnptia.embrapa.b

Dia das Mães E.E.Dom Eliseu


Cartaz homenagem as Mães










Montagem Lembrancinhas
Montagem Lembrancinhas
Montagem Lembrancinhas

Equipe recepção as Mães
Apresentação 1ª a 4º série


domingo, 4 de maio de 2014

Dia das Mães 11/05/2014




Homenagem às mães


Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...

És capaz de doar a própria vida para salva-los.
E muito não te valorizam...
Quando crescem, de te esquecem.
São poucos, os que reconhecem...

Mas, Deus nunca lhe esquecerá.
E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
Peço ao Pai Criador que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria.
O filho que vai nascer...

Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
Mas, o reconhecimento, isso! Sim, é pra valer...
Meus sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar...
Dia das mães, que alegria é todo dia.



                                                         ABRAÇO A TODAS VOCÊS SEBASTIÂO

sábado, 5 de abril de 2014

MÊS MARÇO NA JUVÊNCIO MARTINS

ALUNOS 1º A SEDE

PROF. VÂNIA SALA 1º B

SALA  2º B E.M.PADRE J.A

ANIVERSARIANTES PAULO H. E AMANDA 3º B

ALUNOS 3º ANO E.M.PADRE J.A

3ºB E.M.PADRE J.A
PROF. JANEA

2ºB E.M.PADRE J.A
PROF. MAURÍCIO

 MURAL na   SEDE 

segunda-feira, 31 de março de 2014

ELEIÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR NA JUVÊNCIO 25/03/2014

Seguimento Professores 

O QUE É O COLEGIADO ESCOLAR?

É um espaço institucional para o diálogo e a troca de experiência entre a gestão e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar.
O Colegiado Escolar é órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade escolar e local, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, no âmbito de cada unidade de educação básica do Sistema Estadual de Ensino.
A autonomia do Colegiado Escolar será exercida nos limites da legislação vigente e do compromisso de serem centros permanentes de debates e órgãos articuladores dos setores escolar e comunitário para o fortalecimento da gestão democrática (LEI Nº 11.043 DE 09 DE MAIO DE 2008, que dispõe sobre a finalidade, competência e composição do Colegiado Escolar nas escolas públicas de Educação Básica)
O Colegiado Escolar é um órgão coletivo, com gestão participativa. Uma eleição legítima e o seu bom funcionamento são essenciais para uma gestão escolar de qualidade e democrática. Outro dado importante é entender a participação como um processo a ser construído coletivamente. Assim, é fundamental ressaltar que a participação não se decreta, não se impõe e, portanto, não pode ser entendida apenas como mecanismo formal/legal, mas de construção de espaços democráticos de discussão.

Segmento Funcionários
Seguimento Alunos

AGREDITE EM VOCÊ , BOM ESTUDO PARA TODOS !! “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva ...