terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LEVANTAMENTO DE PRODUTIVIDADE DE MILHO P/ SILAGEM

ADÃO ,PROF: SEBASTIAO, ALUNOS E PROF: ROGERIO
LAVOURA PARCERIA C/ CAPUL /UNAÍ.
MATÉRIAL COLETADO PARA CÁLCULOS DOS INDICES DE PRODUTIVIDADE DE MASSA.   


PROF:ROGERIO /ALUNOS 2ºMEDIO


COLETA DAS PLANTAS DE MILHO

EXPOSIÇÃO DA ANATOMIA DO MILHO
SEPARAÇÃO DAS ASTES( COLMO),ESPIGA E FOLHAS PARA PESAGEM

PESAGEM ESPIGAS

PESAGEM ASTES

CÁLCULOS  DA PESAGEM
AREA DE COLETA 1.8 X 6 m = 10,8m²

1ha = 10.000M²

PESAGEM:  ESPIGA=20,8 Kg
                     FOLHAS= 9,9 Kg
                       COLMO= 27,5 Kg
                                         __________
                                            58,2 Kg  /  10,8 m² = 5,38 Kg / m²
EM 1 ha 5,38 X 10.000 m² = 53,800 Kg /ha  / 100= 53,8 T /ha.
                                                     http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/02/embrapa-testa-variedade-de-milho-mais-doce-em-campos-de-mg.html                                                            

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

AULA DE AVICULTURA COM PROFESSORA LIZANDRA17/02/2012

TÉCNICAS DE ABATE E PEGA  DE  AVES ( frango)
AS TÉCNICAS VISA A SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES ESTIPULADA PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA ONDE SE TENTA AMINIZAR O SOFRIMENTO DE QUALQUER ANIMAL E MANTER A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL.



ABATEDOURO
DEGOLA APÓS INSESIBILIZAÇÃO
 
SAPECANDO AS AVES




PEGA ALUNOS  PÓS MEDIO I























TECNICA DE PEGA PROF:LISANDRA


 INSESIBILIZAÇÃO DAS AVES PARA O ABATE




PEGA DO FRANGO
DEMONSTRAÇÃO DE CORTE COMERCIAL PARA RETIRADA DAS VICERAS  PROF: LIZANDRA













terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AULA DE CAMPO


AULA DE CAMPO COM ENG. AGRÔNOMO DA EMBRAPA JOSE CARLOS ROCHA      EMAIL=JCRCHA@CPAC.EMBRAPA.BR                            08/02/2012     
                                 
                                   Http://www.cpac.embrapa.br/

1º MOMENTO = CONSIDERAÇÕES NA SALA DE AULA PÓS –MEDIO- I





DIRETOR ELOI C. ,JOSÉ CARLOS ´SALA PÓS MEDIO I
ALUNOS PÓS MEDIO I


2ª MOMENTO= VISITA ESTAÇÃO METEREOLOGICA.
AGRÔNOMO JOSÉ CARLOS ,ALUNOS ,ADÃO E PROF.SEBASTIÃO
           

3º MOMENTO= VISITA EXPERIMENTO DE MANDIOCA E CONSIDERAÇÕES SOBRE VCU (VALOR DE CULTIVO E USO). Http://www.agricultura.gov.br/vegetal/registros-autorizacoes/registro/registro-nacional-cultivares/formularios-registro-cultivares-requisitos

EXPLICAÇÔES POR JOSÉ CARLOS
Nome científico: Manihot esculenta Crantz
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: BRASIL.

OBJETIVOS DA PESQUISA:

 PRODUÇÃO DE MANIVAS DE MELHOR POTENCIAL GENÉTICO PARA ATENDER USO A MESA E P/ INDUSTRIA.

MANDIOCA P/MESA
·        ASPECTO MAIS AMARELADO E AVERMELHADO APRESENTANDO VALOR MAIOR DE CAROTENÓIDES E VITAMINAS. 

·        BAIXO TEOR DE ÁCIDO CIANITRICO NÃO AMARGO

TESTES ANALITICOS:
·        TEMPO DE COZIMENTO, QUANTIDADE DE AMIDO, COQUIÇÃO (COZIMENTO), PRODUTIVIDADE.
           
MANDIOCA P/INDUSTRIA:
·        ALTO TEOR DE ÁCIDO CIANITRICO APRESENTA MAIS AMARGO.

O ácido cianídrico foi descoberto pelo químico Scheele em 1782 na Prússia, que o sintetizou a partir do azul da Prússia, daí o nome ácido prússico, muito utilizado antigamente. Cerca de 30 anos mais tarde, o químico francês Louis Joseph Gay-Lussac obteve esse ácido na sua forma pura, permitindo determinar sua fórmula com exatidão, desde então, o ácido recebeu o nome de ácido cianídrico. É sintetizado principalmente pela reação de metano com amônia e oxigênio, a altas temperaturas, tendo a platina como agente catalisador da reação, produzindo água, além do próprio ácido.
Usa-se muito o ácido cianídrico na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas (propriedade descoberta durante a Primeira Guerra Mundial), fertilizantes agrícolas e na extração de minérios como ouro e prata. Pode ser encontrado em algumas espécies de mandioca e em sementes de frutas como maçã, cereja, alperce, pêssego e amêndoas.

DICAS:
·        MANDIOCA NÃO COZINHA ESTA REBROTANDO.

·        PARA ELIMINAR O ÁCIDO ANTES DE FORNECER ÃOS ANIMAIS TRITURAR A PARTE AÉREA E A RAÍZES (MANDIOCA ) E DEIXAR SECAR AO RELENTO PARA ELIMINA-LÒ. 

JOSÉ CARLOS , ALUNOS E PROF. SEBASTIÃO
4º MOMENTO= VISITA EXPERIMENTO DE PASTAGEM.

TESTE DE TRÊS MANEJOS PARA VER QUAL O MAIS VIÁVEL.

·        MANEJO ECOLÓGICO DE PASTAGENS (AGROCOLOGIA)= SEM USO DE

ADUBOS E DEFENSIVOS QUÍMICOS (SIMBIOSE).

·        MANEJO ORGÂNICO= USO DE ADUBO ORGÂNICO (LIBERAÇÃO LENTA DOS NUTRIENTES)

·        MANEJO CONVENCIONAL= USO DE ADUBOS QUÍMICOS (SOLUBILIDADE RAPIDA MAIOR ABSORÇÃO)
FABRICA DE RAÇÃO
SEPARAÇÃO DOS LOTES DE PASTAGENS PARA ANÁLISES QUÍMICAS 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LOUVOR NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA AGRICOLA 08/02/2012


 
CANTOR GUSTAVO E JOSÉ LI MIRO
FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA E. A.
ALUNOS DA E. AGRÍCOLA
DIRETOR ELÓI CASTRO
 PROFESSORES E DIREÇÃO RECEBENDO ORAÇÃO FEITA  PELOS ALUNOS   

  • JOSÉ  LI MIRO  FALOU DA IMPORTÂNCIA DE  NOSSA FAMÍLIA .
  • O PERIGO DAS DROGAS .
  • TESTEMUNHO DE SUAS DIFICULDADES COM SEUS FILHOS.
  • A FALTA DE OPORTUNIDADES DE SUA ÉPOCA.
  • O VALOR DOS ESTUDOS.
  •  A  IMPORTÂNCIA DE APRENDER A  AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO
  •                                                                                                                                                SEBASTIÃO  (VICE DIRETOR)




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FEVEREIRO 2012 PROF. SEBASTIÃO


Prof:(a)
Marieta Alaine
Rogerio figueredo
Alunos do 1ºA Ensino Medio


Boas Vindas para Início das aulas - Amor pela educação

PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada...
 ESCOLA JUVÊNCIO MARTINS

       FERREIRA 

VEJA MENSAGEM 

domingo, 11 de dezembro de 2011

COSTELÃO DA E. AGRICOLA 11/11/2011

 CARDÁPIO


                                        COSTELÃO NA BRASA A MODA  CAÚCHA.



 LINGUIÇA DE FRANGO E SUÍNA NA CHAPA COM CENOURA E MANDIOCA
TROPEIRO
ARROZ
VINAGRETE
MACARRÃO TROPICAL

             VALEU PARA TODOS QUE PUDERAM PARTICIPAR  da confraternização 2011  

AGREDITE EM VOCÊ , BOM ESTUDO PARA TODOS !! “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva ...